Convocatória - 2025 Conferência
SALALM 2025
LXX Conferência Anual do Seminário sobre Aquisição de Materiais de Bibliotecas Latino-Americanas
“Hay que volar con lo establecido”*: Bibliotecas e Contracultura(s) nas Américas
26 a 29 de maio de 2025
Nova York, NY
CONVOCATÓRIA
O Seminário sobre Aquisição de Materiais de Bibliotecas Latino-Americanas (SALALM) convida para a submissão de propostas para sua 70ª reunião anual que ocorrerá na cidade de Nova York de 26 a 29 de maio de 2025. A conferência é organizada pelo Centro de Estudos Latino-Americanos e Caribenhos (CLACS) da Universidade de Nova York, em parceria com a Universidade de Columbia, a City University of New York e o Edifício Stephen A. Schwarzman da Biblioteca Pública de Nova York.
Bibliotecas e arquivos são instituições cruciais para a memória cultural que preservam de onde as culturas das Américas vieram e para onde estão indo. Histórias oficiais, fontes estatais, literatura de elite e cultura hegemônica similar contam apenas parte da história das Américas. No entanto, em cada estágio da história da América Latina e do Caribe, vozes contra-hegemônicas existiram para desafiar o poder político, cultural e econômico dominante, e encontraram meios de se expressar em seus próprios termos.
De forma ampla, podemos entender as contraculturas como tendo existido em relação às expressões culturais e políticas hegemônicas desde os primeiros estágios da colonização das Américas: tradições religiosas e culturais indígenas e africanas que persistiram nas margens e até mesmo desafiaram diretamente os projetos coloniais europeus; movimentos radicais de camponeses e trabalhadores que contestaram a autoridade pós-colonial desde o século XIX; vanguardas artísticas e literárias que lutaram contra padrões e instituições culturais embrutecedores nos mundos intelectual, literário e artístico; e expressões de diversidade de gênero, liberação sexual, solidariedade e autodeterminação racial e étnica, e luta horizontal de baixo para cima associada a novos movimentos sociais.
Como bibliotecários e arquivistas, nosso trabalho de selecionar quais materiais preservar molda como entendemos as disputas de poder, autonomia e expressão cultural que moldaram a história das Américas. No entanto, lutamos com os desafios materiais e logísticos de encontrar e preservar os vestígios de contraculturas, preservação e organização de materiais e formatos não tradicionais, e os desafios interpessoais e éticos de coletar materiais como parceiros com os produtores e distribuidores de materiais contraculturais, que são compreensivelmente desconfiados das intenções de instituições de pesquisa de elite. Este congresso receberá artigos que tratem das contraculturas da América Latina e do Caribe de todos os ângulos, investigando as inúmeras maneiras pelas quais podemos e devemos trabalhar para garantir que estamos preservando e tornando acessíveis narrativas que desafiam os entendimentos hegemônicos predominantes. Os tópicos podem incluir (mas não devem ser limitados a):
- Estudos de contraculturas e narrativas e movimentos contra-hegemônicos
- A formação de conexões e solidariedades internacionais por meio de movimentos políticos, artísticos e culturais de oposição
- Os desafios e responsabilidades materiais, logísticos e éticos da colaboração com comunidades marginalizadas
- A relação das diásporas exiladas com os seus países de origem, países de acolhimento e outros exilados
- Vanguardas artísticas e estéticas
- Gêneros alternativos em música, artes, literatura, etc.
- Línguas e artes minoritárias
- Comunidades LGBTQ+ e de gênero não-conforme em contraculturas
- Apropriação cultural de práticas de comunidades marginalizadas por movimentos contraculturais
- Relações entre expressões contraculturais e movimentos políticos de esquerda, direita e centro
- Desafios de coletar, preservar e tornar acessíveis materiais efêmeros ou não tradicionais, como fanzines, cartoneras, panfletos, literatura de cordel, blogs, comunidades na mídia social, etc.
- Instrução de alfabetização informacional crítica usando materiais contraculturais
- Os métodos que os livreiros seguem para identificar e adquirir materiais contraculturais
- Relações institucionais com comunidades contraculturais
Por favor, envie propostas até 28 de fevereiro de 2025 usando este formulário. As perguntas podem ser direcionadas diretamente ao presidente do SALALM 2024-2025, David Woken, em woken@uchicago.edu.
* Los Violadores “Viejos patéticos” (1983)