Convite à apresentação de propostas: SALALM LXVI De Hojas Volantes aos Podcasts: Notícias da America Latina e do Caribe Julho 19-22, 2021

O Seminário sobre Aquisição de Materiais Latino-Americanos para Bibliotecas tem o prazer de anunciar sua 66ª conferência anual a ser realizada online, de 19 a 22 de julho de 2021. 

De Hojas Volantes aos Podcasts: Notícias da América Latina e do Caribe reunirão bibliotecários, arquivistas, livreiros, acadêmicos, editores e jornalistas para participar de um diálogo prospectivo sobre nosso engajamento, compreensão e conservação do registro jornalístico na América Latina e no Caribe. Juntos, exploraremos como os esforços passados e presentes de produção, distribuição, coleta e preservação podem fornecer lições para o futuro. 

Os formatos das notícias nos séculos XX e XXI se multiplicaram além da medida; a internet facilita reportagens em tempo real por organizações jornalísticas estabelecidas e cidadãos jornalistas. Essa mudança não foi imune a tensões poderosas: censura e represália do Estado, desinformação, fragmentação das mídias sociais e discriminação algorítmica, entre outros. 

Tecnologias em rápido desenvolvimento nos apresentam tanto continuidade quanto contraste vis-à-vis (cara a cara) da produção jornalística periódica e serializada dos séculos XIX e XX. As implicações existenciais desse ecossistema de notícias em evolução foram colocadas em relevo enquanto enfrentamos uma pandemia mundial mortal e seu espectro de desinformação que a acompanha. Esta conferência tem como objetivo explorar e enfrentar os desafios apresentados por este panorama de evidências e dissimulação. 

Os tópicos de discussão para painéis e apresentações individuais podem incluir, mas não devem ser limitados a: 

  • Estratégias de preservação e projetos para notícias, desde microfilmagem até os desafios atuais de preservação de plataformas digitais, incluindo conjuntos de dados gerados por jornalistas e design interativo. 
  • Intervenções críticas na alfabetização midiática, desinformação e “fake news”. 
  • Conjunções históricas entre lutas contra censura, liberdade de imprensa e liberdade de leitura.
  • Interrupções e transformações tecnológicas paralelas e suas implicações para organizações de notícias e bibliotecas. 
  • Fontes alternativas de notícias para comunidades marginalizadas, censuradas ou pouco representadas, bem como tópicos em que o jornalismo reconhecido foi silenciado: nota roja, cordel, corridos; em meios visuais e narrativos como veículos de notícias.
  • A relação tensa entre jornalismo, crônica e literatura, bem como a influência do jornalismo como carreira e gênero para escritores literários latino-americanos e caribenhos. 
  • Jornais como ferramentas do Iluminismo no século 18, como fóruns polêmicos nos processos de Independência e na formação de “comunidades imaginadas” nacionais e sociais. 
  • Jornais de imigrantes, anarquistas e nacionalistas; fontes de notícias e movimentos sociais, incluindo feministas, queer, negros, indígenas e lutas trabalhistas. 
  • Veículos de notícias patrocinados pelo Estado, alinhados ou próprios e seu papel na formação do discurso e dos projetos do governo; políticas e regulamentos de mídia em toda a região; consolidação e fragmentação de públicos e narrativas políticas e demográficas. 
  • A imprensa de língua espanhola nos Estados Unidos e a atual importância do noticiário de rádio e televisão para a mobilização política dos latinxs. Canais de notícias multinacionais informais e formais. 

Dentro das bibliotecas, as fontes de notícias têm sido um catalisador para a colaboração interinstitucional inovadora. Eles também apresentaram desafios de aquisição, preservação e acesso. Que ferramentas, habilidades e estruturas éticas temos ou precisamos para chegar a um acordo com a multiplicidade de vozes jornalísticas no interesse de pesquisas futuras? O primeiro rascunho da história está sendo escrito, registrado e fotografado todos os dias em toda a América Latina e no Caribe, e temos um papel crítico a desempenhar na narrativa futura de nossos tempos. 

Os participantes são incentivados a pensar de forma criativa sobre colaborações, formatos de apresentação, composição geográfica e profissional dos painelistas e envolvimento do público para esta conferência online. 

Interessados nas funções de apresentadores e organizadores dos painéis devem contactar Sócrates Silva (Presidente do SALALM, 2020/2021) com propostas através deste formulário até 3 de abril de 2021. 

As inscrições para a conferência começarão no início de março de 2021. Consulte o site da conferência do SALALM para obter mais informações.